Antes de falar a diferença entre Tráfego Orgânico e Tráfego Pago, você sabe o que é tráfego?
No digital, tráfego é a movimentação que você recebe nas suas páginas. Ou seja, alcance, visitas e visualizações. O fluxo de acessos em relação ao seu conteúdo e há duas formas de fazer com que essa movimentação aconteça: Através de estratégias orgânicas e através de estratégias pagas/patrocinadas.
E por que entender sobre tráfego é tão importante? Porque é através dele que você alcança novos clientes e seguidores todos os dias, o que é essencial no marketing digital para a existência do seu negócio.
Confira esse post e entenda a diferença:
Tráfego Orgânico
É todo alcance de forma natural, ou seja, sem o impulsionamento pago de publicações.
Geralmente é feito através do Relacionamento e do Marketing de Conteúdo, que tem como principal objetivo gerar valor para depois atrair e converter.
E quais são as melhores estratégias para atrair Tráfego Orgânico?
- REDES SOCIAIS (Instagram, Youtube, LinkedIn e outros…);
- PINTEREST (mecanismo de busca visual e minha melhor estratégia de tráfego até hoje);
Aliás, se você quiser saber as estratégias que me fizeram alcançar mais de 1 milhão de visualizações mensais no Pinterest sem aparecer e mais de 6 dígitos de faturamento, adquira já o Guia Pinterest 24/7.
- BLOG;
- E-MAIL MARKETING;
- WHATSAPP E TELEGRAM.
Tráfego Pago
Já o Tráfego Pago, como o próprio nome diz, é todo alcance de forma paga, através de anúncios nas redes sociais, plataformas de buscas e aplicativos. Neste caso requer investimento financeiro, mas a distribuição do conteúdo é muito maior, e claro, mil vezes mais certeiro conforme o objetivo.
E quais são as melhores estratégias para atrair com Tráfego Pago?
- GOOGLE ADS;
- GOOGLE ADSENSE;
- FACEBOOK ADS;
- PINTEREST ADS.
Inclusive, se você quiser aprender as estratégias do zero ao avançado para criar anúncios no Google Ads, que vendem rápido, sem aparecer e sem criar conteúdo, atraindo pessoas dispostas a comprar imediatamente de você, adquira o Método Google Pro da Gabi Cervantes.
Eu aplico o método e super recomendo pra você que quer ir para um próximo nível!
“Ta, mas no que eu devo investir?”
Se você tiver recursos financeiros, ou seja, dinheiro para investir, eu diria: NOS DOIS!
Tráfego orgânico para ganhar autoridade e validar o teu conteúdo, consolidar a tua audiência e Tráfego Pago para alcançar mais pessoas qualificadas, receber retorno imediato, eu diria que até garantido e escalar o seu negócio. Um não anula o outro! Na verdade, os dois andam juntos.
Aliás, aí vai uma dica pra você: Só parta para o Tráfego Pago quando o orgânico já estiver funcionando bem, por que você vai atrair as pessoas e elas vão consumir o quê?
Primeiro pense em estruturar o seu perfil e entregar conteúdo de valor para depois converter, seja cliente ou seguidores.
Se você gostou desse texto leia também: 6 dicas para se adaptar as mudanças do Marketing Digital.