Quando você está imerso no assunto Marketing Digital, Marca Pessoal e Branding passa a ver com mais clareza quando as coisas mudam, quando o que você está fazendo já não faz mais sentido, ou até faz, mas não da mesma forma como a mensagem é transmitida. Esse momento de rebranding e nova identidade visual chega para todo mundo que tem uma marca e um negócio. Exatamente nesse momento é preciso fazer uma “pausa”. Desacelerar a produção de conteúdo e começar um processo de autoconhecimento que envolve muitas coisas, inclusive como você se vê.
Aconteceu isso por aqui e é por isso que eu senti a necessidade de um rebranding da minha marca, um novo posicionamento e uma nova identidade visual. Busquei levantar todos os meus valores e tudo aquilo que acredito e unir isso a minha história, habilidades e coisas que sinto prazer em fazer. Depois disso, busquei alguém que pudesse materializar isso em cores, formas e imagens que me representasse e expressasse o propósito por trás da marca. E eis que a Tâmara (minha amiga desde a época da faculdade) que é designer, UX (user experience) e UI (user interface) veio e apresentou a minha nova identidade visual.
Primeiro eu precisei passar por um processo de desconstrução de imagem. Eu não queria ser mais vista como a Thais da Luiz Mazinho, então precisei me desvincular (mesmo que por uns minutos do grupo Luiz Mazinho) e começar a pensar em como eu gostaria de ser vista e até mesmo ser reconhecida.
LOGOTIPO: THAIS MACEDO
Depois de conversas e reuniões chegamos à conclusão de que seria o meu próprio nome: Thais Macedo. Justamente por ser um trabalho autoral. Apesar de ter uma equipe que me ajuda nos processos, a base do que ensino é tudo que vivenciei e vivencio hoje, ou seja, meu conhecimento e minhas experiências, então nada mais coerente.
Aliás, recomendo que você trabalhe a sua Marca Pessoal, independente se você tem o seu próprio negócio ou não. Saiba que VOCÊ é uma marca e que você está transmitindo o tempo todo a sua mensagem. Seja o que você fala, como você fala, suas atitudes, sua linguagem corporal, seu posicionamento. Até coisas que a maioria das pessoas não se atentam como postura, expressões, corte de cabelo e cores das roupas.
Entenda que você precisa ser INTENCIONAL para trabalhar a sua Marca Pessoal de forma estratégica.
O “M” nesse símbolo que parece duas montanhas é a representação de liberdade, conexão, internet e pessoas. E um dos papéis do marketing é justamente unir marcas e pessoas.
Arte de comunicar é como se fosse um slogan, uma crença que tenho sobre o que é arte e o que é comunicação. E para mim, toda forma de comunicação é arte. Seja você fotógrafo, publicitário, pintor, escritor, dentista, médico, advogado, você é um artista e a forma como você se comunica é arte.
O título de artista é para quem transmiti a sua arte, quem bota as suas habilidades para jogo e não tem medo de fazer acontecer.
Já a escolha da paleta de cores vem do estudo da Psicologia das Cores, e não com base nas minhas preferências pessoais. Como marca eu precisava pensar na influência das cores no comportamento humano e o laranja foi escolhido por passar o sentimento de energia, vibração e criatividade que é exatamente o que procuro exalar com a minha marca. Já o marrom, em contrapartida, vem para trazer esse sentimento de pés no chão, confiança e estabilidade, pois como uma boa capricorniana nada do que faço e acredito são frutos de fantasias, há sempre uma boa dose de realidade. Por isso que um dos meus valores inegociáveis é a verdade e a transparência. O que você pode esperar sempre de mim e da minha marca.
Agora me conta… O que você achou da minha nova identidade visual?
Aqui abaixo tem um espaço pra você deixar um comentário. Mas fique à vontade também para me mandar uma mensagem lá no direct do Instagram. Vou adorar trocar figurinha sobre Identidade Visual, Branding e Marca Pessoal com você!