Blog Thais Macedo

O melhor conteúdo educacional para negócios digitais!

Descubra como criar conteúdo de valor para o seu público

Conteúdo de valor é tudo aquilo que é relevante e conteúdo relevante precisa ser útil para quem está consumindo. Confira os 3D's do conteúdo.

Muito se fala sobre produzir conteúdo de valor nas redes sociais, mas você sabe o que é de fato um conteúdo de valor?

Conteúdo de valor é tudo aquilo que é RELEVANTE e conteúdo relevante precisa ser útil para quem está consumindo, seja resolvendo ou minimizando um problema, tirando uma dúvida ou trazendo alguma informação e até mesmo criando ou despertando um desejo que impulsiona a pessoa a crescer e ter melhores resultados.

O ideal, quando estamos produzindo conteúdo de marca no Instagram ou até mesmo em outras mídias sociais, não é ir até o cliente e sim fazer com que o cliente venha até você. Como fazer isso? Através do Marketing de Conteúdo, que basicamente é criar conteúdos relevantes sem promover diretamente a marca, seus produtos ou serviços com base nos 3D’s: Dores, dúvidas e desejos do seu público.

Então vamos lá para conceitos que toda marca que quer potenciar os seus resultados precisa entender:

DORES

IDENTIFIQUE AS DORES QUE FAZEM AS PESSOAS PROCURAREM SEU PRODUTO OU SERVIÇO

Pense em qualquer produto ou serviço, ele só existe por que resolve uma dor e um problema, certo?

Então a primeira coisa é conhecer o seu público para depois criar um conteúdo que o ajude a resolver ou minimizar os seus problemas. É preciso saber exatamente quais suas dores, suas dificuldades e incluir isso na sua comunicação como forma de resolução de problema.

Agora como saber qual é a dor do seu cliente?

Com o seu próprio perfil do Instagram você pode fazer isso. Basta usar os seus stories e abrir caixinhas de perguntas perguntando quais as dificuldades ou desafios que ela encontra em relação a seu mercado de atuação ou até mesmo ao seu produto específico.

Entender o perfil das pessoas que consomem o tipo de produto ou serviço que você oferece é fundamental para criar conteúdo de valor que eduque e que apresente ideias e soluções, fazendo com que esse conteúdo seja útil, gerando impacto positivo em quem consome e consequentemente resultando em vendas para o seu negócio.

Exemplo de dor (clientes na área de nutrição):

  • “Não consigo perder peso”
  • “Tenho dificuldade em ganhar massa magra”
  • “Como de tudo e não engordo”

Exemplos de conteúdos voltados para cada dor específica:

  • “6 formas de perder peso em X dias”
  • “Veja onde você está errando: 6 fatores que te impedem de ganhar massa magra muscular”
  • “Entenda o seu metabolismo e por que você não consegue ganhar peso”

Viu como é possível criar vários conteúdos com base nas dores do seu público? Essas ideias de conteúdo podem ser em posts carrossel no feed, vídeos em formato de Reels ou até mesmo uma completa resposta na caixinha de perguntas com link de venda do seu produto ou serviço.

Aqui vai depender do seu objetivo, se é engajamento, tráfego ou conversão e da sua estratégia.

DÚVIDAS

ENTENDA QUAIS SÃO AS DÚVIDAS, MAPEIE AS OBJEÇÕES E VEJA COMO CONTORNÁ-LAS

Eu sei que dúvidas podem parecer negativo para um negócio, mas aqui eu vou te mostrar que não, pois onde existe dúvida, existe oportunidade.

Hoje as pessoas possuem acesso a muitas informações, então é normal que hajam dúvidas. O que você precisa fazer é identificar quais são essas dúvidas, entender a origem delas e trabalhar para que a sua comunicação seja clara o suficiente para quebrar quaisquer objeções.

Só para ficar claro e você conseguir entender melhor, aqui a pessoa já sabe que tem uma “dor” e uma dificuldade, mas ela está cheia de dúvidas e objeções. Nesse caso você vai mapear todas essas dúvidas e objeções para começar a produzir conteúdos que prove que você, sua marca, seus produtos e/ou serviços podem ajudar a resolver ou minimizar o problema que essa pessoa tem.

Fazendo isso você passa mais credibilidade, gera mais confiança e a pessoa se sente confiante em comprar de você.

Exemplo de dúvida e objeção (clientes na área de nutrição):

  • “Já tentei diversas formas de perder peso e nenhuma delas funcionaram até hoje” (objeção)
  • “Adicionar mais proteínas na minha alimentação vai me ajudar a ganhar massa magra?” (dúvida)
  • “Não vai adiantar, faz parte da minha genética”

Exemplos de conteúdos voltados para cada dúvida e objeção específica:

  • “Método comprovado: Lais perdeu 6 kg em X dias com o método Y”
  • “Antes e depois da Márcia após consulta nutricional e cardápio personalizado”
  • “Entenda que nem sempre sua condição física é genética”

Provas sociais, ou seja, depoimentos e resultados de alunos quebram objeções. Se Laís e Márcia conseguem, qualquer outra pessoa também pode conseguir. Essa é a mensagem que você precisa passar no seu conteúdo.

DESEJOS

CONQUISTE CLIENTES DESPERTANDO EMOÇÕES

Já ouviu falar em Venda Emocional?

A Venda Emocional é basicamente conquistar o cliente pela emoção. Todos nós temos sonhos e desejos na vida, então conheça quais são as motivações do seu cliente, escute o que ele realmente deseja e use isso a seu favor para gerar uma comunicação persuasiva, envolvente e que gere satisfação para ambas as partes.

Além de criar conteúdo que resolve problemas e quebre objeções é extremamente importante criar conteúdo que desperta o desejo.

Aposto que você conhece várias pessoas que “criam” desejos nas pessoas. Talvez seja por um estilo de vida, um posicionamento, bens materiais, status, experiências… Nós como consumidores, somos movidos a desejos, muitas vezes inconscientes, então explorar o lado emocional das pessoas é uma estratégia, sem deixar de se preocupar genuinamente com a transformação na vida dessas pessoas.

Exemplo de desejo (clientes na área de nutrição):

  • “Queria ter uma vida mais saudável”
  • “Meu sonho é ter uma barriga sarada igual a da Pugliese”
  • “Um sonho estar com o corpo em dia no verão”

Exemplos de conteúdos voltados para cada desejo específico:

  • “Fotos Antes e Depois de alunos que aplicaram o método Y”
  • “Publi com a Pugliese”
  • “Fotos de biquini e sunga na praia”

Espero que esse artigo tenha te ajudado a produzir os seus próximos conteúdos. Lembre-se que nada é mais importante que conhecer o seu público para criar conteúdo de valor que seja relevante para ele. Esqueça a ideia de que todo conteúdo precisa engajar. Saiba que seguindo a lógica dos 3D’s (dores, dúvidas e desejos) cada um possui um objetivo específico e é voltado para um estágio diferente no seu funil de vendas, levando em consideração o nível de consciência da pessoa que está consumindo o seu conteúdo.

Agora para aprender mais sobre Instagram e extrair o melhor o que cada recurso tem para oferecer, adquira o Guia Insta de Ponta a Ponta. Nele você aprenderá não só estratégias de conteúdo como também a estruturar um perfil que conecte e venda.

Clique aqui e garanta agora essa SUPER oportunidade!

Caso tenha dúvidas em adquirir o Guia, me chama no WhatsApp e será um prazer te auxiliar nessa jornada!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Aqui você terá acesso a todo o meu conhecimento

Para aprender comigo!

Ao longo de anos empreendendo e fazendo consultorias para marcas e empresas, transformei todo meu conhecimento em Produtos digitais pensados para você potencializar a sua marca, se tornar autoridade no seu segmento e alavancar o seu negócio!